Peninsula Fertilizantes

Em 2012 a TKS iniciou trabalho de especificação e fornecimento de soluções de automação industrial e integração de chão de fábrica para as plantas da Península Fertilizantes.

A Peninsula Fertilizantes tem sua matriz localizada na cidade de Curitiba-PR e suas unidades industriais instaladas próxima aos produtores dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Com uma área total de 33.000 m², a Peninsula está distribuída em 4 armazéns com uma capacidade estática de armazenagem de 80.000 toneladas. Contando hoje com 5 unidades de mistura instaladas, tem capacidade de produção de 3.500 toneladas/dia de produtos ensacados ou big-bag e uma unidade de granulação com capacidade de produção de 15 toneladas/hora.

As soluções TKS implantadas nas unidades da Península Fertilizantes incluem:

Controle de Pesagem Automatizado - Rondonópolis-MT

O controle de pesagem em balança rodoviária para os processos de carga e descarga de caminhões na unidade de Rondonópolis-MT é feito de forma 100% automatizada e integrada em tempo real com o banco de dados ERP TOTVS instalado na matriz em Curitiba-PR. Através da leitura do código de barras da NFe que autorizam automaticamente a abertura da cancela e registro do peso do caminhão que acessa o galpão é possível validar e rastrear peso liquido e bruto das cargas e descargas.

O processo implementado é conforme descrito na apresentação a seguir

O detalhamento da operação é demonstrado neste video:

Neste video você pode ver o sistema em operação após comissionamento em Rondonópolis-MT e já integrado em tempo real com a matriz em Curitiba-PR.

Rastreabilidade da Produção - Paranaguá-PR

A TKS é responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema que permite a integração, em tempo real e em regime 24×7, dos equipamentos MACAMM de controle do processo produtivo de mistura, com o banco de dados do sistema gestor TOTVS. Dessa forma é possível acompanhar em tempo real a produção da unidade do porto de Paranaguá-PR e os estoques diretamente nos módulos do sistema, garantindo a integridade dos dados e dando maior velocidade ao processo de tomada de decisão.

Controle de Carga e Descarga - Paranaguá-PR

O controle de acesso de caminhões para carga e descarga nas dependências dos galpões da Peninsula Fertilizantes na unidade de Paranaguá-PR é feito de forma integrada com o ERP TOTVS através da leitura do código de barras das notas fiscais que autorizam automaticamente a abertura da cancela e registro fotográfico do caminhão que acessa o galpão.

Controle de Acesso

Conforme política da empresa o acesso é sempre feito com o caminhão sem lona, dessa forma em caso de carga  é possível registrar na foto o caminhão entrando vazio e saindo cheio e em caso de descarga o registro fotográfico é feito com o caminhão entrando cheio e saindo vazio. O controle visa evitar problemas com desvio e extravio de cargas e é feito de forma automática a partir da leitura da NFe e sem intervenção direta do operador, através de hardware e software fornecido pela TKS para controle digital da cancela pela porta USB do computador.

A TKS realiza desenvolvimento de projetos de automação industrial com base em integração com diferentes fabricantes de equipamentos, dispondo de profissionais capacitados para realizar desde o levantamento de requisitos, especificação, projeto, desenvolvimento e implantação de soluções para a sua planta industrial.

Agende a visita de um de nossos consultores.