Artigo sobre FCONT

Victory Fernandes, diretor técnico da TKS e Embarcadero Community Evangelist, publicou em parceria com Eliene Araujo, integrante da equipe de desenvolvimento, artigo mostrando como gerar de maneira fácil e rápida arquivos eletrônicos do FCONT.

No artigo abordamos a estrutura dos arquivos FCONT e demonstramos como gerar os registros utilizando a FCONT32dll.dll, produto desenvolvido pela divisão de produtos web da TKS. O artigo acompanha aplicativo demo 100% funcional e desenvolvido em linguagem Delphi, no entanto a dll pode ser chamada a partir de qualquer compilador Win32, constituindo solução ideal para empresas que desejam adequar seus sistemas a esta nova legislação.

O FCONT, faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital-SPED e é uma escrituração, das contas patrimoniais e de resultado, em partidas dobradas, que considera os métodos e critérios contábeis vigentes em 31.12.2007. Nele são registrado as alterações de lançamentos no Balanço Patrimonial devido às novas normas contábeis, servindo para garantir a idoneidade dos impostos já pagos, já que a partir de então alguns lançamentos não aparecem mais na DRE, resultando em diferenças nos lucros. A elaboração do FCONT é obrigatória a todas as empresas que apresentaram Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, mesmo no caso de não existir lançamento.

O artigo publicado encontra-se disponível no site da Revista ActiveDelphi e para a leitura é necessário cadastro gratuito na revista.

Para saber mais sobre o FCONT acesse o site oficial do projeto.